FAQ

Nesta página, o cliente encontrará uma explicação breve sobre a terminologia usada para descrever nossas molas e arruelas, suas características técnicas e as suas funções. Para a maioria de nossas principais linhas de produtos, nós também desenvolvemos uma série de respostas para as perguntas mais comuns na indústria do setor de molas.

Molas de compressão | Molas de extensão | Molas de Torção | Arruelas Belleville | Arruelas onduladas | Arruelas curva | Arruelas de Mola de Palhetas

Molas de compressão

Informações sobre as tolerâncias são para efeitos de orientação. Para especificações mais detalhadas favor consultar o catálogo e / ou entrar em contato conosco

O.D. (Diâmetro externo):

I.D. (Diâmetro interno): Para molas fabricadas com O.D, o I.D. pode ser calculado subtraindo-se dois diâmetros de arames ("d") do OD.  Deve ser entendido que isto irá fornecer um valor aproximado. Para aplicações que requerem que a mola se encaixe sobre um eixo; 2.5 diâmetros de fio devem ser subtraídos  do O.D. para aproximar o I.D.

d  (Diâmetro do arame): Normalmente, o diâmetro do arame é como especificado. As tolerâncias são conforme as especificações do material para o qual é comprado. Distorção durante enrolamento altera ligeiramente o diâmetro do arame, e o diâmetro indicado é sempre antes da formação. Sugere-se então que as tolerâncias para desenhos sejam de ± 0.025 milímetros do valor publicado.

LØ  (Comprimento livre): O comprimento livre é uma dimensão aproximada. Deve-se entender que todas as molas têm uma tolerância de comprimento livre embutida que é resultante da tolerância do O.D., do arame, da carga, e do coeficiente da mola.

P  (Carga P): A descrição apresenta a carga para cada mola. Conforme publicado, todas as cargas têm uma tolerância de ± 10%. A carga deve ser medida através da deflexão da mola ao comprimento L1  especificado. Para o aço inoxidável, a carga deve ser multiplicada por 0.833.

L1(comprimento): E o comprimento a que a mola deve ser comprimida para medir a carga P. E um valor fixo. L1 é também a altura máxima em compressão antes de apresentar uma perda em seu comprimento e sua força.

R  (Coeficiente da mola):  A descrição apresenta a constante para cada mola. Conforme publicado, todos os coeficientes têm uma tolerância de ± 10%. O coeficiente deve ser verificado com alturas de carga correspondentes a 25% de P no L1. Para o aço inoxidável, o coeficiente deve ser multiplicado por 0.833.

 

Altura Sólida: A descrição lista a altura sólida aproximada para a cada mola. E importante notar que esta dimensão é sempre aproximada porque ela é baseada em números teóricos de espirais. Nós não recomendamos molas sejam acionadas perto  da altura sólida devido às cargas imprecisas decorrentes da não-linearidade do coeficiente  da mola perto da altura sólida.

 

Perguntas Freqüentes

Número de espirais: E sempre para efeitos  de dimensão.

E a quantidade de moagem(abrasão)? Todas as molas; com exceção daquelas da série C0057, C0058 e diâmetros de arame abaixo de um mm são usinadas( trituradas) em suas ambas as extremidades. A usinagem ocorre à mínima temperatura de 270 ° C.

E sobre a angulação? Ela é de 3 ° para as molas na posição livre.

E as molas Helicoidais? Todas as molas de compressão são da mão direita da ferida.

Qual é o acabamento? O acabamento é aquele do arame simples. O fio de corda de piano  é lubrificado para evitar corrosão.

E a mola magnética? O aço inoxidável é ligeiramente magnético.

Qual é a linearidade? Molas de compressão são lineares entre 15% e 85% de percursos disponíveis da mola. O percurso disponível pode ser calculado subtraindo o comprimento livre  da altura sólida.

O assentamento foi removido? Não, a perda de comprimento ou mudança na força da mola (devido às compressões) não foi removida das nossas molas de estoque. Deflexão de uma mola além de L1 resultará em um assentamento(perda de força e comprimento) da mola. O assentamento pode ser removido através da compressão da mola até a altura sólida. A maioria dos assentamentos será removida depois uma compressão. Cargas excessivas junto à altura sólida devem ser evitadas, uma vez que elas podem distorcer a  mola permanentemente.

Pode a mola  sofrer deflexão  além de  L1?  Sim, contudo deve se notar que a mola pode perder levemente o comprimento ou mudar sua força(assentamento).

Pode a mola se deformar? Como regra geral, deformação pode acontecer quando o comprimento livre(L) é  igual a quatro vezes o O.D.


Molas do tipo extensão

Informações sobre as tolerâncias: é para efeitos de orientação. Para especificações mais detalhadas favor consultar o catálogo e/ ou entrar em contato conosco

O.D.  (Diâmetro externo):

d  (Diâmetro do arame): Normalmente, o diâmetro do arame é como especificado. As tolerâncias são conforme as especificações do material para o qual é comprado. Distorção durante enrolamento altera ligeiramente o diâmetro do arame, e o diâmetro indicado é sempre antes da formação. Sugere-se então que as tolerâncias para desenhos sejam de ± 0.025 milímetros do valor publicado.

LØ  (Comprimento livre): O comprimento livre é uma dimensão aproximada. Deve-se entender que todas as molas têm uma tolerância de comprimento livre embutida que é resultante da tolerância do O.D., do arame, da carga, e do coeficiente da mola.

P  (Carga P): A descrição apresenta a carga para cada mola. Conforme publicado, todas as cargas têm uma tolerância de ± 10%. A carga deve ser medida através da deflexão da mola ao comprimento L1  especificado. Para o aço inoxidável, a carga deve ser multiplicada por 0.833.

T  (Tensão inicial): A tensão inicial é a força exigida para separar levemente as espirais. Esta dimensão é aproximada.

L1 (comprimento): E o comprimento a que a mola deve ser estendido para medir a carga P. E um valor fixo. L1 é também a extensão máxima quando  em aplicações estáticas.

R  (Coeficiente da mola): Esta descrição apresenta a constante  para cada mola. Conforme publicado, todos os coeficientes têm uma tolerância de ± 10%. Para o aço inoxidável, o coeficiente deve ser multiplicado por 0.833.

 

Perguntas Freqüentes 

Número de espirais: E sempre para efeitos de dimensão.

E a espiral? As molas tipo de extensão são da mão direita da ferida ou da mão esquerda da ferida.

O que são os ganchos? Todas as molas de extensão possuem ganchos completos que não foram  cortados para fins de instalação. Alças fechadas são fornecidas para ajudar a aliviar o emaranhamento. O I.D. do gancho é aproximadamente igual à I.D. do corpo da mola.

Qual é o acabamento? O acabamento é o mesmo do arame simples. O fio de corda de piano é lubrificado para evitar corrosão.

E a mola magnética? O aço inoxidável é ligeiramente magnético.

Pode ser defletida além do ponto L1? Não. L1 é a deflexão máxima recomendada para aplicações estáticas.

E para os aplicativos dinâmicos? Para aplicações dinâmicas (além de 2.000  ciclos) o cliente deve aplicar uma carga máxima de cerca de 75% da carga P do catálogo. Sugerimos pré-carregamento da mola para evitar oscilação.


Molas do tipo torsão

Tolerâncias

O.D.  (Diâmetro externo): A descrição registra o O.D. para cada mola. Todas têm a tolerância de ±5%.

I.D.  (Diâmetro interno):  Para molas fabricadas com O.D., o I.D. pode ser calculado subtraindo 2 diâmetros de arames ("d") da OD.

d  (Diâmetro do arame): Normalmente, o diâmetro do arame é como especificado. As tolerâncias são conforme as especificações do material que  é comprado. Distorção durante mudanças nas espirais altera ligeiramente o diâmetro do arame. Segure-se então que as tolerâncias para desenhos sejam de ± 0.025 milímetros do valor publicado.

Posição das Pernas: Há 4 posições das pernas. Cada uma é listada na descrição da mola de tipo torção. A posição da perna inicial é representada usando linhas sólidas, e a posição final é representada usando linhas tracejadas. O torque marcado como "M" é medido na posição final.

Graus defletidos: Esta é a deflexão máxima para todas as molas. Molas que defletem mais podem ter um assentamento (ter uma perda em seu comprimento e em sua força). Deve se notar que todas as molas devem ser defletidas na direção que enrolará a mola. Desenrolamento da mola vai causar  perda prematura em seu comprimento e sua força, e não é recomendado.

M (Torque): Os valores de torque para todas as molas podem ser encontrados na descrição, e são dados apenas como referência.

R  (Raio): O raio é o ponto no qual a carga é aplicada para verificar o torque na fabricação. Ele é medido a partir do eixo central da mola. Em todos os casos, o raio é de 0.5 do comprimento da perna "E". O raio não é de 0.5 do O.D.

Mandril sugerido: Este é o tamanho máximo sugerido  para o mandril  que deve ser inserido através da I.D. da mola O mandril deve ser menor do que o I.D. da mola  para permitir  folga suficiente quando a mola é totalmente defletida. Um mandril  muito grande pode causar  amarração e / ou distorção.

E  (comprimento de perna): É a distância do eixo central do corpo da espiral até ao fim da perna. Veja a descrição de valores.

Espaço Axial Mínimo:  Espaço recomendado ao longo do eixo para a mola sob deflexão total. Os valores publicados proporcionam uma folga para a mola para prevenir amarração. O espaço axial não indica a largura do corpo da espiral.

 

Perguntas Freqüentes

O que é torque? Torque é o produto de uma força multiplicado por certa distância. Ele é medido em N / mm. Torque não deve ser confundido com carga.

Em que posição  o Torque é medido? O Torque "M" listado na descrição é a deflexão máxima. Uma vez que torque é linear, torques intermediários podem ser calculados através proporção. Por exemplo: se uma mola é defletida 0.5 do valor máximo, o torque é de 0.5 desse valor impresso.

A carga muda? A carga sobre uma da mola de torção pode variar para o mesmo torque e deflexão dependendo da posição da perna onde a força é aplicada. A carga diminui à medida que o ponto de contacto se move para longe do eixo central da mola. Se uma aplicação específica estende o comprimento da perna de mola, isto é, uma  alavanca, a alavanca deve ser considerada como uma extensão da perna da mola.

Qual é a direção da espiral? Uma mola da mão direita da ferida apresenta resistência em sentido anti-horário. A mola da mão esquerda da ferida tem resistência em sentido horário. Ambos estão disponíveis.

 

Arruelas de Mola Belleville

Informações sobre as tolerâncias são para fins de orientação. Para especificações mais detalhadas favor consultar o catálogo e/ ou entre em contato conosco

O.D.  (Diâmetro externo): Arruelas são projetadas para caber no furo, como mostrado na descrição. Portanto, os valores do O.D. são inferiores aos valores máximos listados. Isto permite uma folga suficiente quando a arruela é defletida.

I.D.  (Diâmetro interno): arruelas são projetadas para encaixar sobre um eixo, como mostradas na descrição. Portanto, os valores do I.D. são maiores do que os mínimos listados. Isto permite uma folga suficiente quando a arruela é defletida.

H: A altura total "H" é um valor aproximado. É ligeiramente ajustado em torno do valor publicado na fabricação para atender à carga "P1" na Altura defletida  "H1". Deve se notar que a altura é a única variável que é ajustável no processo de fabricação, devido ao O.D., ao I.D. e à espessura do material a ser fixado.

P1  (P1): Lista a descrição de variações para a carga que pode ser esperada quando a arruela é defletida para a altura "H1". As cargas são baseadas em um índice de processo de capacidade de 1.33 Cpk. Nota: Quando se testa a carga das arruelas Belleville, é imperativo que medidas de altura tiradas sejam extremamente precisas. Precisão deve ser até 0.0025 milímetros.

P plana (Carga na posição totalmente comprimida): Esta é a carga teórica na posição totalmente comprimida utilizada para fins de projeto. O teste de carga na posição totalmente comprimida é impreciso, devido à incapacidade para medições de altura exata na posição totalmente comprimida. Além disso, quando quase na posição totalmente comprimida   as  arruelas Belleville tendem a experimentar uma mudança nos pontos de contacto. Esta mudança resulta num aumento da carga sobre o ponto quase plano teórico. 

H1  (Altura defletida): Esta é a altura para a qual a arruela de deve ser comprimida para medir a carga  "P1".

 

Perguntas Freqüentes

Pode a arruela defletir além de H1? Sim, As cargas descritas no catálogo são geralmente a 50% de deflexão. Deve-se notar que cargas são maiores que calculada quando uma arruela está defletida mais que 75% de seu percurso disponível.

E a mola magnética? O aço inoxidável é ligeiramente magnético.

Que tipo de revestimento? A eletrodeposição não é recomendada devido à possibilidade das arruelas quebrarem em razão da fissuração do  hidrogênio. O revestimento mecânico deve ser usado porque reduz substancialmente o risco. As arruelas podem também ser revestidas por oxidação preta, ou revestidas de fosfato.

Quais são as vantagens do empilhamento  seriado? O empilhamento seriado aumenta a quantidade de percursos disponíveis.

A capacidade de transporte de carga da pilha não aumenta. Em teoria, a carga aplicada é igualmente transmitida para cada arruela.

Quais são as vantagens de empilhamento paralelo? O empilhamento paralelo  aumenta a carga proporcionalmente ao número de arruelas.

Qual é o acabamento? É o mesmo de um material puro. O aço carbono é lubrificado para evitar corrosão.

 

Arruelas de Mola onduladas

Informações sobre as tolerâncias são para fins de orientação. Para especificações mais detalhadas favor consultar o catálogo e/ ou entre em contato conosco.

O.D.  (Diâmetro Externo "A"): Os valores mostrados na descrição são aqueles do espaço vazio antes da formação(dobra) por máquinas. As arruelas formadas  se tornam ovais durante a formação.

I.D. (Diâmetro interno "B"): Os valores mostrados na descrição são aqueles do tamanho em branco antes da formação. As arruelas formadas tornam-se ovais durante flexão.

H: A altura total "H" é um valor aproximado. É ligeiramente ajustada em torno do valor publicado na fabricação para atender à carga na  Altura defletida "H1". Deve se notar  que a altura é a única variável que é ajustável no processo de fabricação, devido ao O.D., ao I.D. e á espessura do material a ser fixado.

Carga (Carga em H1): A descrição apresenta variações em carga que podem ser esperadas quando a arruela é defletida para a altura "H1". As cargas são baseadas em um índice de capacidade de processo de 1.33Cpk.

H1 H1 (Altura defletida): Este é a altura em que a arruela deve ser comprimida para medir a carga.

 

Perguntas freqüentes

Elas podem defletir além de H1? Sim. Deve-se notar  que as cargas são maiores do que calculado quando a arruela é defletida mais de 80% do seu curso disponível. Contudo, deve-se entender que a mola pode ter uma perda em seu comprimento e força

Qual é a linearidade? Arruelas onduladas  são lineares entre 20 e 80% do percurso disponível da mola. O curso disponível pode ser calculado subtraindo-se a espessura "t" da altura "H".

Que tipo de revestimento? Eletrodeposição é permitida, embora a fissuração de hidrogênio ainda seja possível. O  revestimento mecânico pode ser utilizado como uma alternativa porque reduz substancialmente o risco  As arruelas também podem ser revestidas por oxidação preta, ou revestidas de fosfato.

Quais são as vantagens de empilhamento paralelo? Embora  o empilhamento paralelo  aumenta a carga proporcionalmente ao número de arruelas, isto não é recomendado, devido à maneira pela qual as arruelas onduladas se orientam em paralelo.

E a mola magnética? O aço inoxidável 302 é ligeiramente magnético.

Qual é o acabamento? O mesmo do material puro. O aço carbono  é lubrificado para evitar corrosão


Arruelas de Mola Curvas

Informações sobre as tolerâncias são para fins de orientação. Para especificações mais detalhadas  favor consultar o catálogo e/ ou entre em contato conosco

O.D. (Diâmetro externo): Arruelas são projetadas para caber no furo, como mostrado na descrição. Portanto, os valores do O.D. são inferiores aos valores máximos listados. Isto permite uma folga suficiente quando a arruela é defletida.

I.D. (Diâmetro interno): arruelas são projetadas para encaixar sobre um eixo, como mostradas na descrição. Portanto, os valores do I.D. são maiores do que os mínimos listados. Isto permite uma folga suficiente quando a arruela é defletida

H: A altura total "H" é um valor aproximado. É ligeiramente ajustado em torno do valor publicado na fabricação para atender à carga na  Altura defletida "H1". Deve notar-se que a altura é a única variável que é ajustável no processo de fabricação, devido ao O.D., ao I.D. e à espessura do material a ser fixado.

Carga (Carga em H1): A descrição apresenta  a carga nominal que pode ser esperada quando a arruela é defletida para a altura "H1". As cargas são baseadas em um processo de índice de capacidade  de 1.33Cpk.

H1 (Altura defletida): Este é a altura em que a arruela deve ser comprimida para medir a carga.

 

Perguntas freqüentes

Pode a arruela  defletir além de H1? Sim, deve-se notar que as cargas  são maiores que calculado quando a arruela é mais que 80% de seu percurso disponível.

Qual é a linearidade? Arruelas curvas  são lineares entre 10 e 80% do percurso disponível da mola. O curso disponível pode ser calculado subtraindo-se a espessura "t" da altura "H".

E a mola magnética?  O aço inoxidável é ligeiramente magnético.

Que tipo de revestimento? Eletrodeposição  não é recomendada devido a fissuração de hidrogênio. O  revestimento mecânico deve ser utilizado como uma alternativa porque reduz substancialmente o risco. As arruelas também podem revestidas por  oxidação preta, ou revestido a de fosfato.

Quais são as vantagens de empilhamento paralelo?  O empilhamento paralelo  aumenta a carga proporcionalmente ao número de arruelas. Deve-se notar que arruelas curvas em paralelo podem   desalinhar causando cargas irregulares.  

Qual é o acabamento? É a mesma do material puro. O aço carbono é lubrificado para evitar corrosão.

 

Arruelas de Mola de Palhetas

Informações sobre as tolerâncias são para fins de orientação. Para especificações mais detalhadas, por favor, consultar o catálogo e/ ou entre em contato conosco.

 (Altura Total): é um valor aproximado.

Carga: O catálogo apresenta variações de carga que podem ser esperadas quando a arruela é defletida a uma altura de 1.57 milímetros. As cargas são baseadas em um processo  de índice de capacidade do de 1.33Cpk.